O que muitas empresas e pessoas da área de marketing não sabem é que, além das postagens terem um aspecto bonito como unidade, é necessário pensar no conjunto de tudo. Sim, falaremos hoje sobre a importância de montar um GRID harmônico e interessante para o seu seguidor do Instagram.
Ter um GRID alinhado
Ter uma arte aprovada é maravilhoso, mas ter um grid que orna é ainda mais! Para entender o motivo de ter que pensar no macro, pense como um futuro seguidor do seu Instagram. Esse seguidor chegará até o seu perfil por ter sido impactado por alguma arte bonita, sendo ela de anúncio ou post orgânico. Do que adianta ele ter sido impactado pela performance de um post, se quando acessar o seu perfil encontrar um CAOS VISUAL?
Pensando nesse sentimento de desconforto e na possibilidade de perder um futuro seguidor que consumirá o seu produto, veja o quão preocupante essa reação pode ser. É por isso que sempre indico; ao criar posts para o Instagram pensar na disposição das imagens junto ao planejamento de Redes Sociais. Neste post vou usar como exemplo minha recente estruturação para o Instagram Oficial da GiOlaser.
O que é GRID?
O Grid é um elemento técnico-formal (não é visível na arte final) formado por um conjunto de linhas na vertical e horizontal, ou retângulos. Esses elementos auxiliam a estruturar peças de comunicação visual. Para diagramar as artes no feed, foi criado um grid que busca prender a atenção do receptor na comunicação. Estudando o centro ótico, as linhas devem levar o olhar para dentro do feed. Sendo assim, todas as informações devem ser trabalhadas de forma que sigam a linha para o ponto central. Isso evita que o olhar seja direcionado para fora do perfil.
Exemplos:
– Pessoas em imagens devem apontar seus corpos, ou gesticular, para o centro do feed e não para fora dele. O mesmo vale para elementos e informações.
Como montar um GRID
O feed do Instagram deve ser elaborado usando como elemento principal as cores da paleta da marca. Sendo assim, as cores predominantes na imagem devem ser os tons e/ou das campanhas vigentes aplicados em roupas, objetos, e outros elementos presentes na foto e/ou vídeo. É importante tratar as fotografias e vídeos com tons que tragam harmonia com as cores selecionadas para a arte.
Deve-se manter a hierarquia e harmonia visual, visando o feed como um todo. Cada arte será criada pensando no Instagram da marca, e não como criação individual. Seguindo assim, a identidade da marca e visão geral. Em campanhas, deve-se priorizar tipografias que sejam semelhantes para não fugir do padrão da marca.
EXEMPLOS DE USOS INDEVIDOS:
– 2 artes com a mesma imagem.
– Sair do padrão de cor, tom ou combinação para cada linha.
– Perder equilíbrio geral do grid
(muitas cores ou outra cor que não esteja presente na paleta)
– Artes com modelos em um mesmo enquadramento próximas.
Opções de Grid que podem transitar entre si durante as postagens
(definir 1 a cada 3 ou 4 linhas)
Grid Aleatório
Mesmo não havendo uma ordem correta, o feed mantém-se com uma boa aparência.
Grid Xadrez
São utilizados apenas 2 cores, tons ou temas para a composição.
Grid Diagonal
Com a possibilidade de utilizar mais de 3 tons ou temas para a composição. Basta definir uma ordem e segui-la.
Lembre-se, o Insta pode ser o capacho de Bem-Vindo da sua loja. 🙂