Vamos falar sobre as cores! Sim, os sentidos das cores, seus significados e como escolher a paleta de cores ideal para o seu negócio. Entenda a importância do uso correto das cores.
Entendendo a Identidade da Marca
Antes de falarmos sobre, vale um estudo sobre a marca. De início precisamos responder algumas perguntas como:
- Qual o objetivo dos elementos?
- Qual sensação deve ser passada para o receptor que verá a marca?
- Quais as paletas da concorrência?
Feito isso, podemos seguir adiante com o estudo das cores. Entendendo o segmento, podemos aplicar as cores de maneira que agregue muito valor à marca deixando uma memória positiva para quem tem contato. Afinal, queremos também que o público se lembre dos detalhes da marca, para que essa memória retorne junto à experiência.
Como escolher a cor ideal para a minha marca?
É de extrema importância que uma pesquisa seja feita antes da escolha, você precisa saber quais as cores da concorrência para não haver conflito ou confusão ao se apresentar no mercado. Outro ponto forte da pesquisa é saber qual apelo emocional deve-se passar, cores frias podem não ser a melhor escolha para restaurantes fast food. E cores quentes podem não trazer conforto em uma logo para uma clínica odontológica. Ao escolher uma cor, deve-se pensar não apenas nos valores à ela agregados (como esperança, dinheiro ou fome), mas também na psicologia por trás dela e como o cérebro humano vai captar essa informação.
Significado emocional em campanhas
Se você pensa que as cores serão apenas para a sua logo, você esta muito enganado. Grandes empresas impactam com suas cores em todos os ambientes em que a marca esta estabelecida. Um grande exemplo são os bancos, as cores principais da marca sempre estão dispostas em tudo o que a marca consome. Elas são posicionadas em agências, comunicação online e principalmente em suas campanhas. Sempre que visualizar algum vídeo de campanha de empresas grandes, repare no uso das cores. Geralmente as cores principais das marcas estão nos principais detalhes e até mesmo na forma em que a imagem é tratada. O que deve ser de forma sútil e respeitando um estudo psicológico. É claro que se sua marca tiver cores frias como o azul, evite utilizar no tratamento da imagem tons azulados, pois isso torna a imagem melancólica, saiba aplicar em detalhes como a cor de uma camiseta.
Conflito de cores causa incômodo
Recentemente em um projeto, tive que criar uma marca onde o estabelecimento em questão ficava dentro de um hotel. O hotel já tem identidade visual definida, então todos os ambientes são personalizados nas cores da marca. Como trabalhar uma nova marca que não tem ligação ao hotel, mas sem haver um caos visual para os hóspedes? A resposta foi achar uma paleta de cores que agiam em harmonia com as cores presentes.
Você pode fazer o mesmo com a sua marca caso queira uma paleta com mais de uma cor. Existem muitos estudos de cores e você pode usar cores complementares, cores secundárias, cores frias ou cores quentes. Sempre mantendo tons agradáveis e que poderão ser impressos com facilidade. Lembre-se a pesquisa de cores também precisa conter a busca por confecção em materiais para evitar problemas futuros, pois nem todas as cores estão presentes em todos os materiais de confecção.
O uso de cores gradientes
Ao procurar por logos online, você vai se deparar com uma variedade de logos contendo cores em degrade. Eles são lindos, mas fique esperto. Se a sua marca não será utilizada apenas de maneira online e eventualmente algum material impresso ou gráfico será produzido, te alerto que cores assim são um grande problema para materiais offline. Nem todos os materiais impressos poderão trazer o resultado correto das cores ali, pois essa mudança de um tom para o outro pode não ser reconhecida pela máquina. Uma dica é ter opções em cores chapadas também, evitando o transtorno.
Teoria da Cor
As cores primárias são: o amarelo, o vermelho (magenta) e o azul (ciano). A partir das cores primárias é possível fazer todas as outras cores, com exceção do branco que não é uma cor verdadeira. A mistura de cores primárias gera as cores secundárias: verde, laranja e roxo.
As cores análogas estão dispostas bem próximas umas das outras dentro do círculo cromático, devido ao alto grau de proximidade. Elas também são chamadas de análogas porque apresentam mesma cor básica em meio à composição, como por exemplo o amarelo-ouro e laranja-avermelhado que têm a cor laranja presente em cada uma.
Cores secundárias são as cores que se formam pela mistura de duas cores primárias, em partes iguais.
Uma cor complementar é aquela que se encontra diante de outra cor. Desta maneira, a cor complementar do vermelho é o verde, a complementar do azul é o laranja e o roxo é complemento do amarelo.
Cores monocromáticas são todos os tons de uma única cor. Esquemas de cores monocromáticas são derivados de uma única matiz de base e estendidos usando suas sombras. Como por exemplo, a variação do tom mais claro de vermelho até o seu tom mais escuro.
A diferença entre RGB e CMYK
RGB: Criadas com adição de luz, são cores visíveis e com contraste em monitores. Para uso digital, quanto mais se adiciona preto mais cor se tem.
CMYK: Criadas com tinta, cores com melhor visibilidade em impressos. Para uso gráfico, quanto mais se adiciona cor, mais preto se tem. É como misturar todas as cores em um pote de tinta.