como escolher uma tipografia

Qual a diferença entre TIPOGRAFIA E FONTE

“Baixa essa fonte para mim?!” “Essa campanha precisa alterar a fonte” “Tipografia? O que é Tipografia??” Essas são algumas frases e perguntas que deixam qualquer designer confuso e que são constantemente utilizadas quando há alguma criação com texto. Mas afinal, qual a diferença entre os dois termos?

Tipografia

Para começar, é necessário entender o que é uma tipografia. Uma tipografia é a arte e o processo de criação na composição e impressão de um texto, física ou digitalmente. Assim como no design gráfico em geral, o objetivo principal da tipografia é dar ordem estrutural e forma à comunicação escrita. Ou seja, uma tipografia é o que geralmente as pessoas chamam de FONTE. São as letras/caracteres, ou melhor, o desenho delas.

Fonte Tipográfica

Uma fonte tipográfica é um padrão, variedade ou coleção de caracteres tipográficos com o mesmo desenho ou atributos e, por vezes, com o mesmo tamanho. Assim, dizemos fonte Garamond, fonte Ale, ou fonte negrita, fonte itálica. Ou seja, a fonte é o conjunto que você definiu para aquele texto. Facilitando a criação de um livro ou campanha, a fonte é a estrutura definida para aquele texto, como: Tipografia – Ubuntu regular, 12 pt. Alinhada à esquerda.

Família Tipográfica

Uma família tipográfica é o conjunto das variedades dentro de uma tipografia. Ou seja, ao pesquisar uma tipografia para uma arte é necessário verificar se ela possui uma família tipográfica que vai atender qualquer necessidade. Uma família tipográfica completa deve conter as variações: Light, regular, bold, semi bold, itálico e black.

Tipografia com Serifa

Serifadas são tipos com linhas nas extremidades, dão a ideia de um texto mais fluido que facilita a diferenciação das palavras, dando maior continuidade ao texto e evitando o cansaço visual. São as mais adequadas para livros, jornais, e para impressos com textos muito longos.

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Sem Serifa ou Sans Serif

Tipografias sem serifa têm a aparência mais simples e moderna, são retas e não possuem os detalhes nas extremidades. São ótimas para o uso quando a letra tem tamanho menor ou muito grandes, pois a leitura será clara e positiva em materiais pequenos ou em uma placa de trânsito.

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Cursivas ou Script

São tipografias com desenhos mais delicados, similares à escrita à mão.

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Fantasia

São compostas por símbolos no lugar das letras ou letras com desenhos.

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Lettering

É a arte de desenhar letras, em vez de simplesmente escrevê-las. O lettering é considerado uma forma de arte, em que cada letra de uma frase ou citação funciona como uma ilustração. O lettering em si já funciona como uma arte pronta, é bastante utilizado em pinturas de parede, estampas ou sinalização de ambientes mais modernos.

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Como escolher uma Tipografia

A escolha de uma tipografia deve ser pensada a fim de trazer o resultado esperado para a marca e não dificultar a leitura em diferentes meios. Uma tipografia deve ter alta leiturabilidade e ser escolhida de acordo com o material que será impresso ou se adequar à função do momento. Por exemplo, muitas empresas de advocacia optam por tipografias serifadas afim de transparecer sofisticação, seriedade e competência. Porém uma tipografia com serifa muito fina em seus caracteres, pode dificultar a leitura caso utilizada em uma placa ou outdoor. Quem transita não conseguirá ler de maneira rápida o que tem na placa, o mesmo se aplica em caso de tipografias cursivas. Além disso, caso haja necessidade da confecção de camisetas bordadas, o fornecedor não conseguirá entregar o material com um resultado satisfatório, pois a máquina de costura não consegue bordar letras muito finas ou pequenas demais.

Posso misturar TIPOGRAFIAS na mesma arte?

Estamos criando um livro. Vamos imaginar que o Designer escolha uma tipografia fantasia para a capa, em seus títulos uma tipografia cursiva e nos textos uma família tipográfica com serifa. Além de causar incômodo ao leitor, pois tudo esta visualmente uma bagunça e sem seguir um padrão estético, o leitor enfrentará dificuldades para ler por muito tempo aquele livro e a tipografia da capa não vai ter uma leitura positiva o que pode dificultar na compra.

Esse exemplo acima pode ser observado em outros momentos como na criação de artes para redes sociais, banners para lojas ou num logotipo. É importante saber trabalhar com tipografias que combinem, o segredo é utilizar no máximo 2 diferentes, mas que casem visualmente. Pois esse incômodo visual pode atrapalhar os negócios da empresa, ninguém consome o que não pode ler.

Curiosidades e Fatos Legais

A fonte itálica foi criada para ser utilizadas em livros de bolso. Por ser uma fonte “enxugada” e que reduz o espaço do texto, o itálico era utilizado em pequenos livros pois fazia caber histórias longas em tamanhos pequenos. Hoje é utilizada para dar ênfase quanto para advertir o leitor de que uma palavra ou frase pode não lhe ser familiar, seja por ser estrangeira ou por fazer parte de uma grupo de gírias ou expressões específicas: “supervisionaremos o merchandising da empresa” ou “é preciso ler o documento ab integro“.